Na última quarta-feira (13), se deu início as atividades da Rio+20, evento que reunirá representantes de 193 estados para debater sobre o desenvolvimento sustentável e aprovar uma agenda com ações globais.
Em paralelo irá acontecer, de 15 a 17 de junho, o 60º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg), que reúne as principais lideranças de Diretórios Centrais de Estudantes, Centros Acadêmicos, UEEs e Executivas de Curso.
A 60ª edição do evento ocorre também no Rio de Janeiro e além de debater temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, terá a finalidade de elaborar uma plataforma política a ser apresentada à sociedade. Segundo o site da UNE, já são esperados cerca de mil estudantes para discutir temas como a educação, saúde, meio ambiente, ciência e tecnologia e mobilidade urbana.
Durante o encontro também será formulado o projeto “UNE Brasil+10″, fruto da Caravana que leva o mesmo nome, realizada entre os meses de março a maio, onde foi levado para todos os estudantes do Brasil a reflexão: “O que os estudantes e a juventude buscam para os próximos 10 anos no Brasil?”.
O encontro também será marcado pelas lutas que têm ocorrido nas universidades brasileiras no último período. Mais de 80% das universidades federais do país estão em greve de docentes (a paralisação nacional foi anunciada em 17 de maio) e dentre essas várias já declararam greve estudantil. Nas universidades particulares, os estudantes têm se mobilizado contra o aumento de mensalidades e por mais qualidade.
#oDCEsomosNÓS
Nenhum comentário:
Postar um comentário