- Reingresso:
Luta que nosso DCE assume como objetivo é referente a implantação de uma política de acesso ao reingresso para os alunos da universidade que desejam continuar sua carreira na instituição optando por novos cursos.
- Auxilio através de bolsas de estudo:
A UEZO possui uma parcela de alunos que fazem Iniciação Científica através de projetos desenvolvidos na universidade, e esse alunos recebem bolsas de I.C. Também sabemos que os alunos beneficiados por programas de cotas e reservas de vagas têm como direito uma bolsa de estudos no valor de R$ 300,00; medida essa que o nosso DCE apóia por ser uma política que auxilia a permanência dos alunos na universidade.
Nosso DCE defende a pauta de que um direito não pode anular outro, e é isso que querem fazer com nossos estudantes cotistas e da reservas de vagas. A Universidade alega que os alunos que forem contemplados com o auxilio não poderão receber bolsa de Iniciação Científica.
Não podemos permitir que seja anulado um direito dos estudantes por conta de outro, e devido a isso nosso DCE se compromete a lutar para conquistar os direitos estudantis, pois acreditamos que políticas públicas que ajudem a manter os alunos dentro da universidade devem ser mantidas e ampliadas, porque é por meio da educação que conseguiremos mudar o país e o mundo.
- Meia passagem universitária
Atualmente o Brasil possui menos de 30% dos jovens dentro da universidade, uma das causas disso é a dificuldade financeira de permanência.
A meia passagem universitária é um projeto da União Nacional dos Estudantes (UNE) que garante aos universitários o meio passe, esse projeto já é uma realidade em todas as capitais do Brasil, exceto Rio de Janeiro e Belo Horizonte, no Rio de Janeiro, no Estado do Rio o projeto já foi aprovado em Petrópolis e Volta Redonda.
Há mais de 10 anos estudantes da capital do Rio de Janeiro lutam pelo meio passe. No início deste ano milhões de estudantes foram às ruas para lutarem por esse projeto. Na quarta-feira (23/03/2011) conseguimos fazer com que o projeto fosse votado, mas com uma alteração no mesmo; o novo projeto restringe o meio passe no transporte público aos alunos do ProUni e beneficiados por programas de cotas e reservas de vagas. Estudantes tomaram as galerias da Câmara Municipal, entre eles alunos do DCE UEZO, e o projeto foi aprovado para o município do Rio de Janeiro.
Foi uma grande conquista, pois certamente conseguiremos manter estudantes de baixa renda dentro da universidade, mas essa luta continua, agora lutaremos pela ampliação do projeto há todos os estudantes universitários, pois acreditamos que a educação é o caminho para um país melhor e desenvolvido, e nosso DCE se compromete a defender políticas públicas que vão além de por o “jovem pobre” na universidade, mas que também auxiliem sua permanência.
Outras bandeiras defendidas pelo nosso DCE:
- Lutas juntamente com a UNE e a UEE-RJ por 50% do fundo social do pré-sal para a educação, e 10% do PIB para a educação;
- Aumento da participação estudantil nos Conselhos da Universidade;
- Organização de feiras de estágio na UEZO, eventos culturais, debates sobre educação e “Trotes Solidários”.